Se você já viu um animal empalhado, certamente, ficou impressionado com a precisão e perfeição dos detalhes . Essa técnica se chama taxidermia e exige muita habilidade dos profissionais.
Popularmente conhecida como empalhamento, os profissionais desta área consegue, transferir as características físicas e expressões dos animais depois de sua morte.
É por isso, que este procedimento é muito procurado por famílias que perderam seus animais de estimação e querem eternizá-los.
Ficou curioso para saber como empalhar um animal? Então, confira abaixo cada detalhe deste trabalho fascinante.
O que é taxidermia?
A taxidermia é uma arte muito antiga, nascida há mais de 2.500 a.Cristo, com registros no império egípcio.
Ela é conhecida como uma arte montar e reproduzir animais para exibição ou estudo, conservando os corpos e atribuindo-lhes expressões corporais como se estivessem vivos.
Quase todas as espécies são possíveis de ser manipuladas.
Como a taxidermia funciona?
A taxidermia utiliza muitas técnicas para conseguir trazer a perfeição às suas peças. Técnicas como, preparação de esqueleto e de pele, fixação e montagem.
E, tudo funciona assim: após o falecimento do animal o profissional, taxidermista, retira a pele, coloca em uma substância especial durante duas semanas.
Depois de devidamente tratada, a reconstrução é feita a partir do preenchimento da estrutura de um manequim, que conta com a ajuda de um suporte de arame para dar forma.
O preenchimento dependerá da técnica, mas, os mais comuns são: algodão repelente à água, uma espuma específica ou a mistura de serragem de madeira, parafina ralada e palha.
Além disso, os olhos, geralmente, são feitos de vidro, as pálpebras de argila e os tecidos moles do nariz e da boca são esculpidos na cera.
O animal é fechado, por costura ou colagem e levado para a secagem.
Réplica de um habitat
Outro ponto fundamental é entender o habitat daquele animal. Por isso, muitos profissionais também se preocupam em criar todo o ambiente em volta deste animal.
Além disso, essa prática também é muito procurada por pessoas que querem manter viva a recordação de seus animais de estimação, eternizando seus companheiros.
Muita atenção: vale ressaltar que a taxidermia não é realizada em seres humanos, apenas para os animais!
E, ai gostou? Esses trabalhos de taxidermia sempre nos deixam de boca aberta por causa de sua perfeição e podem ser encontrados em museus, instituições educacionais, lojas, empresas e até restaurantes.
Deixe nos comentários o que vocês acharam!
Aproveite também para nos conhecer. A Funerária Arce possui planos e serviços completos com muito respeito e praticidade!