A pimenta é uma especiaria muito utilizada em temperos e condimentos, fazendo parte da alimentação diária de boa parte dos brasileiros. Mas seu gosto forte e sabor ardido, além de afastarem alguns consumidores, também levantam dúvidas quanto aos seus benefícios para saúde.
Se você tem evitado o consumo da iguaria pensando que ela traz malefícios para a saúde, saiba que isso é um equívoco. Pesquisas apontam que a pimenta pode trazer muitos benefícios para quem a consome com frequência. Em especial para a saúde do seu coração.
Hoje, a equipe do Funerária Arce irá te mostrar o quanto a pimenta pode ser benéfica para a saúde, principalmente para os que estão com problemas cardíacos.
Veja também: Conheça mitos e verdades sobre o colesterol
As vantagens de se comer pimenta!
Reduz os riscos de infarto
Estudos italianos relacionaram o consumo de pimenta à uma proteção contra infarto. De acordo com a pesquisa, que monitorou 22 mil pessoas por cerca de 8 anos, quem consome pimenta no dia-a-dia tem menos chances de sofre um infarto.
Reduz a morte por problemas cardíacos
A mesma pesquisa que apontou a redução dos riscos de infarto, também concluiu que, aqueles que consomem pimenta, têm o risco de morte por problemas cardiovasculares reduzido em 34%.
Mas essa não foi a primeira vez que pesquisadores notaram isso. Estudos da China e dos Estados Unidos já haviam apontado resultados semelhantes.
Outros benefícios da pimenta para o coração
Estudos apontam que a pimenta reduz os níveis de colesterol no sangue, auxiliando no equilíbrio. Também auxilia na vasodilatação e no controle da pressão arterial. Além disso, a pimenta possui propriedades anti-inflamatórias.
E essas propriedades auxiliam na proteção das células que revestem o interior das artérias, aumentando a proteção contra lesões e acúmulo de gordura.
A pimenta, se consumida com frequência e moderação, também protege o coração do envelhecimento, segundo orientação do Hospital do Coração.
Portanto, se você gosta de consumir pimenta, não precisa abandonar o alimento por medo de prejudicar sua saúde. Já que conforme demonstramos, ao menos a saúde cardiovascular estará protegida.
Mesmo com tantos benefícios, os cientistas alertam que, se você não se dá bem com o alimento, não precisa consumi-lo.
O importante é manter uma alimentação equilibrada e evitando alimentos que trazem prejuízo à saúde do seu coração, tendo em mente que a pimenta não é um deles.
Cuidados ao consumir a pimenta
Embora a pimenta apresente muitos benefícios para o coração, o seu consumo deve ser evitado por pessoas com problemas gastrointestinais. O alimento, embora não cause esses problemas, pode afetar o tratamento e agravar os sintomas de problemas como gastrite e hemorroidas.
Mesmo assim, é possível consumir o alimento com moderação e alguns cuidados, como removendo as sementes e a parte branca da polpa, que é onde se concentrar a capsaicina, a principal substância responsável pelo ardor o alimento.
É sempre bom evitar exageros, mas a pimenta é de fato um alimento que pode fazer parte da sua rotina.
Também pode te interessar: Conheça os benefícios do kiwi para a sáude
O Funerária Arce sabe o quanto é difícil ter que lidar com a despedida de um ente querido, por isso, nossa equipe de especialistas está pronta para lhe ajudar uma cerimônia de despedida digna e respeitosa, incluindo a parte burocrática.
Entre em contato conosco e consulte nossos serviços.