Você sabe qual é o objetivo do movimento internacional de conscientização do controle de câncer de mama?
O conhecido Outubro Rosa, desde 2010, promove eventos, debates e apresentações sobre o tema. A intenção do programa é conscientizar as pessoas, sobre a proteção e detecção precoce da doença.
Além, de proporcionar maior acesso aos serviços de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Confira agora, alguns sintomas da doença:
Sintomas do câncer do câncer de mama
O sinal mais comum dessa enfermidade é o aparecimento de um caroço no seio. Esses nódulos são fáceis de identificar, pois são duros e irregulares.
Por mais que esse sintoma seja o principal indício da doença. Existem outras indicações, que pode levar você a identificar a presença da doença.
E, quais são? A presença de um caroço nas axilas também é um sintoma do câncer de mama, e deve ser analisado durante um autoexame.
Da mesma forma, um inchaço em apenas uma parte dos seios, irritações e irregularidades na pele.
Alguns dos sinais, podem aparecer também no mamilo, como: dores, vermelhidão ou descamação da pele ou ao redor dele.
Outros sintomas comuns nessa região são a saída de secreção ou a inversão da ponta. Neste último caso, a exceção é para quem já possui a inversão da ponta do mamilo de nascença!
Atenção!
É, necessário estar sempre atenta! O seu corpo muitas vezes, sem que você perceba, dá sinais frequentemente das mudanças que acontecem no seu organismo.
Alguns deles podem ser fáceis de identificar, em outros casos será necessário a realização de um exame, para que tenha a obtenção do diagnóstico.
Depois da leitura, caso você tenha observado alguns dos sintomas comentado acima em seu copo, procure a ajuda de um especialista.
Lembrando que o surgimento de um nódulo em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado.
Já no caso de mulheres mais jovens, é recomendado a investigação caso o nódulo continue por mais de um ciclo menstrual.
Quanto mais cedo identificado, mais fácil será o tratamento!
E, em falar tratamento, veja agora quais são as formas de tratamento:
Cura e tratamento
O tratamento do câncer de mama depende muito do grau do desenvolvimento do tumor, ele pode ser feito através de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.
Alguns fatores que podem influenciar no processo do tratamento são as características do tumor e de como está o funcionamento do corpo da mulher. Ou seja, se ela já entrou na menopausa e se existem outras doenças associadas ou não.
Estes tratamentos são indicados para os tumores malignos, caso o câncer seja benigno, normalmente só é necessário manter a vigilância do nódulo, sem ser necessário nenhum tipo de tratamento.
Já no caso de câncer de mama metastático, processo em que o tumor se encontra em um nível avançado. É necessário utilizar uma combinação de todos os tratamentos, para tentar combater as células cancerígenas e aumentar as chances de cura.
Obrigada por ter lido a nossa matéria, nós da Funerária Arce se preocupamos com a sua saúde e queremos mantê-la informada de tudo.
Garanta segurança e proteja a sua família com um de nossos serviços, clique aqui e conheça todos os nossos trabalhos em relação aos serviços funerários!