A escolha pela cremação tem se tornado cada vez mais comum, em vez do tradicional sepultamento.
A dor imensurável de perder uma pessoa amada sempre será algo difícil de enfrentar, mas, a cremação é um dos procedimentos que garantem uma despedida mais leve e menos traumática.
Em São Paulo, a busca por crematórios como o Crematório Vila Alpina, o maior da América Latina, tem crescido muito.
Contudo, a grande dúvida que fica depois é: o que fazer com as cinzas de cremação depois de todo o processo?
Algumas pessoas já deixam como “último pedido” a orientação de como quer que aconteça a sua despedida, forma que deve ser respeitada.
Contudo, se este não é o caso, abaixo você irá encontrar algumas alternativas especiais de o que fazer com as cinzas de cremação para homenagear e eternizar o ente querido.
Armazene as cinzas em um local especial em casa ou no cemitério
As famílias mais tradicionais preferem manter as cinzas de cremação em belas urnas em casa ou no cemitério.
Geralmente, quando optam por mantê-las em casa, muitos constroem um local especial, como se fosse um santuário para dedicar à memória da pessoa.
Mas, o mais comum é armazenar essas urnas de cremação nos cemitérios. Muitos cemitérios possuem um columbário, que é um espaço dedicado para essa finalidade, podendo ser visitado como qualquer outro túmulo.
Transforme as cinzas em uma árvore
Uma das formas mais especiais e lindas de eternizar a memória da pessoa querida dando vida a morte, é transformando as cinzas em uma árvore.
Para essa finalidade, as cinzas são colocadas em urnas biodegradáveis específicas que possuem terra adubada e sementes.
É muito emocionante acompanhar o ciclo do crescimento da árvore. E, o mais legal é que alguns cemitérios já disponibilizam este tipo de serviço, onde cada urna que irá se transformar em uma árvore recebe uma placa de identificação, com o nome da pessoa.
Jogue as cinzas de cremação no mar
Para os apaixonados pela natureza e pelo mar, espalhar as cinzas de cremação no mar será uma homenagem especial e única.
Uma das maiores dúvidas é se jogar cinzas no mar é crime, mas na verdade, essa prática é comum tão comum que hoje existem urnas especiais para dissolverem no fundo do mar, sem agredir o meio ambiente.
Transforme as cinzas em uma lembrança
Agora, para manter a memória da pessoa “viva” próxima de você, uma alternativa muito procurada é transformar as cinzas em lembranças.
Isso pode ser feito de inúmeras maneiras, como utilizar as cinzas para a criação de joias, peças de cristais, ampulhetas, ursos de pelúcia e até em tintas para tatuagem e quadros.
Uma dica extraordinária e emocionante é depositar um pouco de cinzas dentro de um balão com gás hélio. O balão irá flutuar para o céu e quando atingir uma altura de 8 km irá se cristalizar e explodir.
Espalhe as cinzas de cremação em um local especial
Por fim, a nossa última dica de o que fazer com as cinzas de cremação é espalhá-las em um local que marcou a vida da pessoa, como um ponto turístico, jardim, ou até mesmo um campo de futebol.
Mas, lembre-se que dependendo do local é preciso de autorização ou documentos específicos, como para viagens para o exterior.
Como vimos, as opções de o que fazer com as cinzas de cremação são inúmeras. Mas, como são cerca de 2 a 3 kgs de cinzas, não se preocupe, porque você poderá escolher mais de uma forma de homenagear o ente querido.
Além disso, nós da Funerária Arce, estamos prontos para te ajudar a encontrar o melhor local de cremação, como o Crematório Vila Alpina.
Vamos te ajudar a fazer uma despedida digna, memorável e cheia do amor.