Você sabia que o mês de novembro no calendário nacional refere-se ao “Novembro Azul”?
O objetivo da campanha é cuidar da saúde masculina e promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico, para realizar o exame preventivo do câncer de próstata.
Novembro Azul e a mortalidade do câncer de próstata
O câncer de próstata atinge, em média, 1,5 milhões de pessoas e a mortalidade em torno de 360 mil pacientes anualmente.
Mas, se o paciente tiver o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam para 90%.
Por isso, que a campanha do Novembro Azul é importante para nós. Por apresentar estudos e pesquisas sobre o assunto, além de nos dar sinais de alerta.
Sintomas
O câncer de próstata, dificilmente, apresenta sintomas.
E, infelizmente, quando os primeiros e pequenos sinais começam a surgir, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Por isso, é necessário se atentar. Confira quais são os principais sintomas:
- Dor óssea
- Dores ao urinar
- Vontade de urinar com frequência
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen
E, como ter o diagnóstico precoce?
Para ter o diagnóstico precoce, precisamos romper o preconceito que atrapalha na prevenção e realizar o exame retal de próstata.
O diagnóstico se trata de um método simples, que permite ao médico avaliar as alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
Esse procedimento deve ser feito por homens com 50 anos ou a partir dos 45 anos, caso a pessoa possua algum dos fatores em risco, que são: histórico familiar, obesidade e a raça, pois os homens negros possuem maior incidência nesses tipos de doenças.
Outros exames também poderão ser solicitados se houver a suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, retiradas para análise e guiadas pelo ultrassom transretal.
Por isso, independente do mês, é fundamental cuidar da saúde.
Além disso, é muito importante ficar atento aos sinais do organismo e, claro, procurar por um médico para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto.
Tratamento
O tratamento e a cura da doença, depende muito do estágio e do nível de evolução da neoplasia.
Ou seja, se a enfermidade estiver muito avançada e já tiver alcançado o limite da próstata, o recomendável é realizar a radioterapia ou a cirurgia de retirada da glândula. Além do acompanhamento clínico.
Dica! Não descarte a adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos. Atitudes como essas, podem ajudar a aumentar a qualidade de vida dos portadores de câncer de próstata.
Estudos indicam que o consumo de vitaminas A, D e E, são fortes aliados na hora de adquirir uma boa dieta, com efeito protetor.
Nós da Funerária Arce, apoiamos o Novembro Azul, entre nessa luta conosco!
Obrigada por ter lido a matéria, o nosso objetivo é mantê-lo informado de tudo.
Não deixe de interagir com a nossa equipe, escreva nos comentários a sua opinião!
Aproveite também para conhecer os nossos serviços!