Diante do acontecimento que marcou a semana, o falecimento do cantor e compositor Gabriel Diniz, vimos como muitos amigos e familiares sofreram a sua perda, entre eles o famoso músico Wesley Safadão.
Emocionado, o cantor, que mantinha amizade de longa data com o dono do hit Jenifer, fez declarações pelas redes sociais e incentivou as pessoas a superarem, apesar de reconhecer ser difícil.
Perder um amigo, sobretudo aqueles de infância, quando as pessoas cresceram juntas, é muito difícil. E para ajudar quem também perdeu alguém importante, separamos algumas dicas e sugestões que podem ajudar a superar esse acontecimento delicado:
Se despeça de quem partiu
Para quem está de luto por um amigo, ir ao seu funeral é importante. Além de se despedir, é possível aproveitar a ocasião para ajudar os parentes do falecido, oferecendo uma flor, um abraço ou um ombro amigo.
Não sabe qual flor escolher para o velório? Veja nossas sugestões!
Vivencie as emoções do luto por um amigo que morreu
Muitas pessoas cometem o erro de comprimir as emoções por pensar que sofrer e chorar é errado. Porém, além dessa atitude prejudicar a saúde, ela aumenta a intensidade dos sentimentos perda internamente.
Se perdeu alguém importante e estiver passando pelo luto, não esconda sua dor ou tristeza. Se permita vivenciar cada lágrima, cada lembrança, cada pingo de dor que você sentir pela partida daquele amigo.
A dor da tristeza é uma das 5 fases do luto e você precisa passar por ela para superar essa grande perda.
Aceite ajuda de amigos e familiares
É comum ver casos de pessoas de luto por um amigo quererem se afastar de outros, seja por achar que não é a melhor companhia, ou mesmo por não querer outras pessoas por perto.
No entanto, muitas dessas pessoas querem apenas nos ajudar e renegar seu apoio pode apenas tornar o processo da perda ainda mais difícil. Então evite afastar as pessoas e aceite sua conveniência, pois quando dividimos as angústias, as dores são menores e as boas lembranças prevalecem.
Cultive as lembranças do amigo que se foi
Um ponto muito importante para lidar com a morte de um amigo é procurar sempre lembrá-lo com alegria, revivendo os momentos bons e falando sempre seu nome.
Segue o exemplo de Wesley Safadão nas redes sociais após o acontecimento: “É assim que vamos sempre lembrar do GD. Do seu sorriso, da sua alegria e do seu jeito especial de ser […] Como está sendo difícil escrever isso, perdi um amigo de muitos anos, um irmão, um cara que acompanhei de perto”
Manter o amigo vivo na lembrança é uma forma de enfrentar e aprender a lidar com o incidente, sem prejudicar sua qualidade de vida ou aumentar seu sofrimento.
Veja também: Saiba como fazer uma homenagem póstuma para quem você ama.
Mantenha a rotina
Por fim, para quem quer aprender a lidar com a morte de um amigo, manter a rotina é muito importante para que a pessoa que ficou seja capaz de seguir em frente.
A dor do luto é individual, mas você pode passar por esse momento sendo ajudado por outros amigos, familiares e até mesmo um psicólogo. Portanto, converse com as pessoas e exprima seus sentimentos.
Nós da Funerária Arce estamos aqui para te ajudar a passa por esse momento e oferecer a assistência completa que você precisa para superar esse acontecimento com calma e respeito.
Fale com nossos consultores e veja como podemos te ajudar e à sua família!