A morte é a única coisa certa em nossas vidas. Mas, mesmo, assim, é difícil descobrir que você ou uma pessoa que ama está com uma com alguma doença grave já em estado avançado, levando ao sofrimento com dor física, emocional e mental, mas existe uma forma de lidar com o diagnóstico de doenças terminais?
Por pior que possa parecer, a equipe da Funerária Arce preparou um artigo com algumas maneiras de prosseguir nesses momentos tão difíceis.
Enfrentando os diagnósticos de doenças terminais
É importante saber lidar com a situação para proporcionar dias menos dolorosos. Pois, os pensamentos e sentimentos negativos podem acabar antecipando o processo de luto.
Isso é muito ruim para quem está enfermo, podendo até acelerar os sintomas. Portanto, nada de choros ou se lamentar na frente da pessoa. Dê amor, carinho e todo o apoio, ficando à disposição para que ele possa desabafar.
Se você for a pessoa doente, procure se esforçar para ter momentos positivos e aproveitar para viver tudo aquilo que deseja, passando mais tempo com as pessoas mais importantes. Recupere o tempo perdido e não perca mais oportunidades.
Cuidando do paciente
Cuidar de uma pessoa que está com uma doença terminal é algo extremamente difícil. Mas, elas precisam dos mesmos cuidados físicos, emocionais e espirituais que qualquer outro paciente.
Um dos principais problemas é a dor que acaba debilitando até que o enfermo não consegue mais realizar as suas tarefas do dia a dia. Tentar manter a qualidade de vida até o final é fundamental.
Mais importante do que isso, também deve-se fazer um acompanhamento com um médico de confiança, mantendo a dieta correta e, caso permitido, complementar com exercícios físicos.
Quer mais informações? Confira nossa lista com 3 medidas para prevenir o Alzheimer!
Convívio social
Uma pessoa com doença terminal acaba se sentido solitária e se afastando, com medo e preocupação de ser abandonada. Para uma vida mais “normal” possível, é importante fazer com que essa pessoa se sinta acolhida e tratá-la de maneira natural, assim, ela consegue tirar um pouco o foco de seu problema.
Psicológico
É comum que o doente terminal fique depressivo e se sentindo vazio. Não é bom fingir que tudo está bem, quando de fato não está. Se uma pessoa que, é importante para você, está passando por isso, o ideal é apoiar a vontade do doente de viver da forma mais normal possível, desencorajando as atitudes que possam ser prejudiciais.
A equipe de profissionais da Funerária Arce está a disposição para lhe ajudar nos momentos mais difíceis, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.