Você sabe o que é o Dia de Finados? “É feriado”, alguns provavelmente vão responder. Sim, é feriado, mas você sabe por quê? Qual o significado dessa data comemorativa? E qual a importância do Dia de Finados? Não há com o que se preocupar, pois essas e outras questões serão respondidas no decorrer desse texto.
Dia de Finados | O dia para homenagear os que partiram
Como o nome já indica, Dia de Finados é o “Dia dos Mortos”. Ou seja, é realizado um feriado de base religiosa, no qual fiéis se dedicam a orar e homenagear os que já não estão nesse plano de existência. Está homenagem pode ocorrer por meio de visitas ao cemitério ou à igreja, por exemplo.
Dia de Finados no Brasil
No contexto brasileiro, portanto, este dia é reservado para visitar as lápides e sepulturas de entes queridos que já morreram. Assim, muitos familiares e amigos aproveitam para enfeitar os túmulos com flores e buquês. Também não é raro ver todo tipo de velas e círios acesos em homenagem às almas de pessoas amadas.
Dia dos Mortos no México
O México também tem uma tradição semelhante à nossa. A diferença é que lá são três dias de pura festa e animação, onde as pessoas tentam não tratar a morte como um assunto sério, mas como oportunidade para enfeitar as ruas e organizar grandes desfiles.
Isso porque, segundo a crença mexicana, as almas dos finados os visitam durante esse período. Assim sendo, não é incomum encontrar altares no interior das casas, ornados com flores coloridas, caveiras de papel machê, retratos e outras pequenas oferendas.
Entendendo melhor o Dia dos Mortos
Todavia, muitos se questionam do por que exatamente a data de 2 de novembro e não qualquer outra? Sabe-se, porém, que tradição, conforme relatos históricos, foi firmada pela Igreja Católica no remoto século X. Ela foi implementada como uma forma de lembrar que os vivos devem interceder, em orações e homenagens, pelas almas presas no purgatório esperando a purificação.
No entanto, ainda que se rastreie a data para essa tradição, acredita-se que o costume cristão de orar pelos mortos e visitar o túmulo de figuras religiosas importantes é muito mais antigo. Assim, com o tempo, foi se tornando cada vez mais comum esse costume, até ser incorporado no calendário em dia específico para prestar homenagens aos finados. Essa incorporação, oficialmente, só veio a se dar no século XIII, e acredita-se que a escolha foi por esse dia devido ao fato do Dia de Todos os Santos (1º de novembro) precedê-lo, na religião católica.
Mas afinal, porque o Dia de Finados é tão importante?
A importância do Dia de Finados é sobretudo religiosa, para os católicos. A celebração dos mortos e as cerimônias de visita aos cemitérios e orações é algo basilar para a fé católica.
Para além da fé católica, o culto e a celebração dos mortos é algo muito mais antigo, sendo que há indícios de ritos específicos nesse sentido desde a pré-história. O povo celta, por exemplo, compartilhava da crença de que a vida continua após a morte, motivo pelo qual celebravam os finados no dia 1° de novembro do calendário gregoriano.
Agora você já sabe a importância e a história do Dia de Finados não apenas no Brasil, como no México também.
A Funeral Sul está aqui para ajudar familiares e o falecido à todo o momento. Por isso, muito mais do que oferecer serviços, visamos oferecer assistência e auxílio, sejam em questões burocráticas, em confecção de procedimentos para uma despedida digna ou, respondendo à questões comuns com o máximo de empatia.
Com a Funeral Sul você tem um ombro amigo sempre que precisar!