A cada dia que passa optar pela cremação, tem sido a escolha de muitos brasileiros, principalmente com o aumento dos crematórios e as facilidades que esse procedimento oferece.
Muitas vezes a cremação é mais econômica do que o sepultamento tradicional.
Existe inúmeros motivos que levam as pessoas a optarem por essa prática, como contribuir com o meio ambiente, ter cinzas lançadas em algum lugar significativo ou apenas o desejo de ser sepultado de um jeito diferente do modo tradicional.
Mas, independentemente de qual seja os reais motivos da pessoa optar pela cremação, ficar por dentro do que é necessário para realizar essa prática é essencial.
Confira abaixo alguns pontos que não podem faltar, caso você queira ser cremado:
Quais são os documentos necessários para a cremação?
É recomendável que você ainda em vida, deixe uma declaração de vontade escrita e registrada em cartório, declarando que deseje ser cremado.
Caso esse procedimento não ocorra, a decisão fica por conta de seus familiares de primeiro grau, ou seja, cônjuges, pais, avós, filhos, netos e irmãos maiores de 18 anos.
Se a pessoa não tiver parente de grau direto?
Nesse caso é necessário obter uma autorização judicial, que deverá ser fornecida pelos familiares de segundo grau junto ao poder Judiciário.
A família pode testemunhar a cremação?
Em alguns casos é permitido que os membros da família estejam presentes no momento em que o corpo é colocado na câmara de cremação.
É necessário um caixão para a cremação?
A lei exige que o corpo do falecido seja colocado dentro de algum recipiente, pode ser o próprio caixão ou uma caixa de papelão.
Como posso ter certeza que eu recebi os restos corretos?
Os profissionais de cremação possuem rigorosas políticas em relação aos procedimentos operacionais, a fim de minimizar a possibilidade de erro humano.
Conte com Funerária Arce para garantir uma despedida honrosa e digna!
Faça uma cotação conosco e conheça todos os nossos serviços oferecidos pela funerária.