O novo Coronavírus, ou COVID-19, está deixando as pessoas extremamente incertas, principalmente as que estão com suspeitas da doença e não conseguem acesso a um teste.
Os sintomas da doença podem ser parecidos com uma gripe comum, no entanto, existem algumas diferenças que podem se agravar rapidamente e serem fatais.
Além da febre alta e tosse seca, podemos citar também: coriza, dor de garganta e dificuldades respiratórias. Existem também sintomas menos conhecidos, tais como: perda de olfato, falta de paladar, dor nos músculos e articulações – e problemas gástricos, como enjoo ou diarreia.
Caso você tenha suspeitas de que contraiu a doença, a equipe da Funerária Arce preparou um tutorial com dicas que você deve seguir para evitar que seus familiares também se contaminem. Confira:
Veja também: Coronavírus | Entendendo os sintomas e quem está vulnerável a ele
Como proceder em casos suspeitos de coronavírus
Ao suspeitar que contraiu o Coronavírus, por conta das semelhanças com uma gripe comum, à primeira coisa a se fazer é não sair correndo para um hospital ou clínica médica.
Nesse momento, evitar ir a esses locais é importante para manter a sua saúde, isso porque os hospitais e clínicas são considerados como locais de altos graus de contágios além de evitar que o sistema de saúde fique ainda mais sobrecarregado.
Por isso, caso tenha sintomas como tosse ou de febre, o Ministério da Saúde recomenda que seja feito um isolamento domiciliar por um período de 14 dias, algo que também é recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Considerando que a segurança de outros membros da residência também é importante, recomenda-se que o paciente com suspeita de infecção fique isolado em apenas um cômodo e que, caso tenha de circular pela casa, utilize máscara.
Nos casos leves, medicamentos como analgésicos e antitérmicos podem aliviar as dores e a febre. Mas, lembre-se de evitar medicamentos com ibuprofeno, que podem piorar o quadro da doença.
O ideal é separar também os talheres e os copos que a pessoa com suspeitas utiliza, para não contaminar os demais.
Lavar sempre separadamente as roupas de cama ou de uso pessoal.
Se essa pessoa apresentar, após 14 dias, os sintomas do Coronavírus e ainda estiver com um grave desconforto para respirar, falta de ar e um fôlego curto, não hesite em levá-la imediatamente ao hospital mais próximo.
E, se a pessoa com sintoma do COVID-19 estiver no grupo de risco, tais como maiores de 60 anos, com problemas cancerígenos, diabetes, hipertensos e asmáticos, a atenção e o cuidado devem ser redobrados.
Além disso, a utilização de máscaras nunca deve ser descartada, para que todas as pessoas ao seu redor sejam protegidas, já que esse contágio pode acontecer por uma tosse, espirro ou ao falar com outras pessoas.
As medidas de prevenção são simples e a higiene é sua melhor aliada na luta contra essa doença.
Também pode te interessar: Coronavírus | Atendimento gratuito oferece suporte para sepultamento
Na Funerária Arce, você encontra tudo o que precisa para organizar a cerimônia de despedida do seu ente querido. Entre em contato conosco e garanta sua tranquilidade nesse momento tão difícil.