Muitos não sabem, mas o envelhecimento é uma experiência positiva e ele deve ser acompanhado de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança.
A Organização Mundial da Saúde adotou o termo “envelhecimento ativo”, mas o que seria isso?
Esse processo permite que as pessoas percebam o seu potencial, para o bem-estar físico, social e mental. Além de participarem mais da sociedade de acordo com as suas necessidades.
Para entender melhor o envelhecimento
O termo “ativo” refere-se à participação do indivíduo de forma contínua, nas questões sociais, econômicas e culturais. Não somente na obrigação de estar ativo fisicamente ou de fazer parte da força de trabalho.
O objetivo dessa expressão é melhorar a qualidade de vida das pessoas a medida em que elas ficam mais velhas, inclusive as que são frágeis e que necessitam de cuidados.
Meta
Umas das metas é ter autonomia e independência durante o processo de envelhecimento.
Essas duas qualidades intercalam gerações e fazem parte de um contexto social. Por isso, prezar por um envelhecimento saudável é importante.
Nossa qualidade de vida depende de nós e as pessoas terão que aprender a conviver com isso. Não só dos riscos e oportunidades, mas também da maneira como as gerações posteriores irão oferecer ajuda e apoio mútuos, quando necessário.
Dicas para envelhecer feliz
Para garantir a longevidade e ser feliz, podemos fazer com que os nossos dias sejam melhores. Basta, seguirmos algumas medidas para preservar a nossa saúde física e mental.
Confira abaixo:
- Beba bastante água, chá ou suco
- Mantenha a pele bem hidratada
- Consuma alimentos saudáveis
- Exercite a mente
- Desenvolva atividades em grupo
Quer saber mais? Continue acompanhando o blog da Funeral Sul, nós estamos sempre atentos aos assuntos, que são importantes para você e a sua família.
Ainda não conhece os nossos serviços? Clique aqui e conheça uma das maiores funerárias de todo o Brasil!