A homenagem póstuma é uma ação muito importante para todos aqueles que perderam alguém importante, seja um parente, um amigo ou mesmo um conjugue. Isso pois, esse momento mostra que aquela pessoa será sempre lembrada por todos aqueles que a amavam.
Porém, mesmo sendo algo importante para familiares e amigos, nem sempre sabemos como fazer uma homenagem póstuma digna. Este é o seu caso? Quer fazer uma homenagem póstuma àquela pessoa querida que partiu, mas não sabe como? Nós daremos dicas simples para que você possa fazer uma homenagem memorável e digna do seu amor!
Veja dicas de como fazer uma homenagem póstuma
Dica 1 | Defina o tempo da Homenagem
Quando se está organizando uma homenagem póstuma, principalmente quando se trata de uma ocasião especial como um aniversário, é importante saber quanto tempo você tem disponível para a celebração.
O controle do tempo é importante para que você possa se planejar adequadamente e aproveitar cada minuto disponível do evento para torná-la especial.
Dica 2 | Saiba quantos estarão presentes
O planejamento deve levar em consideração, também, quantas pessoas estarão presentes no momento. Caso muitas confirmem presença, cogite a ideia de dividir o tempo entre cada uma, assim todos poderão manifestar seu pesar pela perda.
Dica 3 | Capriche nos detalhes
Ao fazer uma homenagem póstuma, não se prenda apenas a discursos ou datas especiais. Você pode, por exemplo, fazer uma homenagem póstuma durante o velório ou, ainda, em uma festa, como na sua formatura, por exemplo.
Para a decoração você pode usar elementos que remetam ao ente querido, como fotos e itens que relembrem momentos felizes ou o gosto do falecido.
Outra ocasião em que se pode fazer uma homenagem póstuma é durante um casamento, por exemplo. Aqui, basta usar um anel ou mesmo uma roupa que pertenceu a essa pessoa. Desse modo, você estará homenageando sua memória de forma discreta, porém significativa.
Dica 4 | Homenagem no Velório
Caso tenha a intenção de fazer uma homenagem póstuma a esse ente querido durante o velório, escolha detalhes que estejam ligados a ele e faça algo bastante intenso e profundo.
Como se trata da primeira homenagem e da perda mais recente, a primeira homenagem póstuma pode até mesmo ser mais demorada.
Nesse caso, você pode contar também com a infraestrutura e a ajuda dos cemitérios para organizar esse momento sem precisar desprender muito tempo na organização. Até porque, por se tratar de algo recente, será mais difícil pensar na organização e em outros detalhes.
Dica 5 | Dia de Finados
Por ser uma data onde, naturalmente, nos lembramos daqueles que se foram, uma homenagem póstuma no dia de finados costuma ser mais comum e corriqueira. Mas, nem por isso, ela pode ser descuidada.
Aqui, uma ideia seria reunir os parentes daquele que se foi e para deixarem flores em seu túmulo. Em seguida, passar alguns momentos juntos, para que os parentes vivos possam aproveitar a companhia uns dos outros e refletir sobre a perda
Uma homenagem póstuma é uma alternativa para que você amenize a dor da perda, e deve ser feita sempre que você sentir vontade.
A Funerária Arce preza muito pelo sentimento de quem passa pela perda de uma pessoa querida. Por isso, durante o velório, oferecemos uma despedida digna do amor de todos os presentes, para que este momento seja sempre lembrado com carinho.