Você já ouviu falar em cemitério vertical? Essa é uma nova modalidade de necrópole que possui muitos diferenciais e benefícios.
Sua infraestrutura é parecida com um prédio, onde há muitas gavetas, feitas de paredes de concreto.
O que mais chama atenção, nesse novo recurso de sepultamento é pelo fato dele ser diferente, do que estamos acostumados a vivenciar, onde os corpos são enterrados na terra. Por isso, o ponto que mais se destaca nesta prática é a sustentabilidade.
Esse novo método diminui os riscos de contaminação do solo. E é bem semelhante ao processo de cremação, por não agredir ao meio ambiente.
O cemitério vertical, vem sendo uma opção ecologicamente correta. Confira alguns benefícios:
Estratégia ambiental
Por ser uma prática que fica acima do solo, essa estratégia, como dito anteriormente, diminui os riscos ambientais.
Esse benefício, ocorre porque o líquido liberado, durante a decomposição é retido, por uma tubulação, que se purifica quando é dispensado. Por esse motivo, ele não traz nenhum risco ao meio ambiente, nem aos lençóis freáticos.
Eliminação da falta de espaço
Um dos objetivos do cemitério vertical é acabar com os problemas de falta de espaço nas necrópoles.
Com o crescimento da população é comum que as pessoas fiquem a mercê dos cemitérios tradicionais. Com esse novo procedimento, o problema será resolvido em questões de falta de espaço.
Estima-se que no vertical, seja possível sepultar cerca de 500 corpos em uma área de 2 mil metros.
Baixo custo de manutenção
Outra vantagem é que no cemitério vertical, não há necessidade de pagamento para manutenção do túmulo.
Além, desses benefícios o espaço possui uma aparência diferente dos cemitérios tradicionais.
Um ambiente leve e sereno, para que os familiares realizem visitas em datas comemorativas, como o dia de finados por exemplo.
Acessibilidade
Os cemitérios verticais, possuem sinalizações, rampa e alguns possuem até elevadores. O que acaba facilitando a locomoção das pessoas, que necessitam deste tipo de serviço, principalmente os portadores de deficiência.
Já os cemitérios tradicionais, denominado como “horizontais”, não possuem boa infraestrutura, os túmulos são instalados em lugares íngremes, onde não possui nenhum tipo de sinalização.
Conforto ao luto
O conforto que o cemitério vertical, oferece aos familiares também é um ponto para se levar em consideração.
Nessa nova modalidade, o ente querido é colocado no caixão e levado para dentro de uma gaveta.
No modo tradicional, o falecido é enterrado e a família depois de um determinado tempo, precisa voltar ao cemitério. Para solicitar a restauração do túmulo e dar entrada nos procedimentos de exumação.
Querendo ou não, quando os familiares precisam voltar ao cemitério, para realizar um desses procedimentos. É, comum que volte as lembranças e a sensação de luto.
Com o vertical, os familiares não possuem a obrigação de voltarem ao local. A única coisa que fica registrada são as boas lembranças que a pessoa deixou.
Achou interessante a nova forma de sepultar as pessoas? Nós da Funeral Sul,estamos sempre atentos, para mostrar a você uma das melhores formas de despedida, para o seu ente querido.
Ainda não pesquisou sobre nenhum plano funerário? Então essa é a hora! Possuímos os melhores serviços funerários para agradar você e as pessoas ao seu redor.