Auxílio Funerário INSS | Saiba como obter o benefício

Além da questão emocional quando perdemos um ente querido, existe também a questão financeira. Mesmo os sepultamentos mais simples requerem uma quantia considerável. Felizmente, existe um benefício chamado Auxílio Funerário, que pode nos ajudar nesse momento.

Se você nunca tinha ouvido falar nele ou está em dúvida se tem ou não direito, confira todos os detalhes reunidos pela equipe do Funerária Arce.

Veja também: Descubra quais são os maiores cemitérios do mundo

O que é o Auxílio Funeral?

Caixão com flores brancas em cima - auxílio funeral

Como já indica, esse benefício é um valor pago à uma família para que possa cobrir os custos de funeral e velório, mortuária, sepultamento do corpo e outros gastos.

Os valores podem depender muito, sempre de acordo com o tipo de funeral. Caso o ente seja um militar ou funcionário público, um plano para situações como essa poderá ser consultado.

Esse direito ainda existe?

Até 1991, quem era contribuinte da Previdência e falecesse, deixava à sua família um auxílio funeral pago pelo INSS. Porém, ao lado de outros benefícios como o auxílio natalidade, o auxílio funeral INSS deixou de existir.

No entanto, esse direito por si não foi totalmente extinto. Sua competência passou para outro órgão, no caso o Centro de Referência de Assistência Social. Isso fez com que o quadro de benefícios deixasse de ser pago pela Previdência.

As famílias de baixa renda ou que participaram de programas sociais federais, podem requerer a qualquer momento o auxílio funerário. Porém é necessário que se busque um CRAS na sua cidade e que se envie todos os documentos necessários e que irão ser avaliados pela Secretaria Social do Estado.

Como fazer o requerimento do Auxilio Funerário INSS?

Embora o Auxílio Federal não se exista mais, existem sim algumas pessoas que tem direito ao benefício. Veja aqui alguns dos exemplos:

  • Viúvos ou dependentes de serviços públicos federais;
  • Viúvos ou dependentes militares;
  • Viúvos ou dependentes de servidores públicos municipais ou estaduais (isso dependerá da lei firmada em cada município ou estado)

Detalhes entre Auxilio Funeral e Assistência Funeral

Fique atento na hora de requerer o seu plano. Ele pode conter o auxílio funeral ou a assistência. Os dois termos não representam o mesmo serviço. No primeiro, você terá direito ao reembolso do valor que foi pago ao funeral. Durante o processo do velório, a sua família não teria direito a assistência, apenas após ele.

Já na Assistência, o serviço é muito mais completo, onde é dado um bom atendimento aos familiares e isso facilita o tramite desde o início. Aqui, você não será reembolsado e nem poderá desejar qual empresa irá te representar, já que todo o serviço será feito a mando da funerária.

Tudo isso, claro, ajuda bastante as famílias que já estão bastante fragilizadas nesse momento e que nem sempre conseguem lidar com essas decisões.

Também pode te interessar: Descubra quais alimentos ajudam a aumentar a imunidade

Os especialistas da Funerária Arce estão prontos para lhe ajudar a organizar uma cerimônia de sepultamento, incluindo a parte burocrática. Entre em contato conosco e conte com nosso apoio.

Publicado em por .

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR WHATSAPP