Chega um determinado momento da vida em que nossos pais precisam mais de nossa ajuda do que o contrário. E infelizmente muitas pessoas não sabem como cuidar de pais idosos e como integra-los novamente à família.
É um desafio e um processo que causa desconforto para algumas famílias, mas que precisa ser levado à sério. Lidar com situações de doenças ou teimosias dos idosos pode ser complicado, mas temos algumas dicas para melhorar esse convívio.
Como ajudar?
Paciência
Essa é a palavra-chave para o relacionamento com idosos dar certo: paciência. Ao cuidar de pais de idade avançada tenha em mente que chega a hora de ser o mais carinhoso possível, pois isso afasta a teimosia e grande parte do humor ranzinza.
Esteja sempre presente
Mora longe mas trabalha próximo? Passe para falar um ‘oi’, dar um beijo, tomar um café. Faz toda a diferença para que eles não se sintam esquecidos e sozinhos.
Deixe que o próprio idoso decida
É fundamental que se o idoso ainda for lúcido, possa escolher e decidir sobre sua vida. Respeite as necessidades e dê ouvido à opinião de seus pais.
Aceite as mudanças
Se seus pais não tem mais tanta autonomia, é sinal que as coisas mudaram e pode ser irreversível. Aproveite para apoia-los em novos projetos, como dançar, pintar, ir em encontros com pessoas da mesma idade, etc.
Incentive as amizades
Seus pais têm aqueles vizinhos ou compadres amigos de longa data? Os incentive a sair mais vezes, fazer visitas aos domingos e conversarem por aplicativos de mensagem, por exemplo. É uma forma de os idosos não sentirem-se tão solitários.
Consulte um especialista
Descobrir como cuidar de pais idosos é uma tarefa um tanto árdua, mas muito nobre também. E se você deseja ainda mais conforto e segurança, consulte um de nossos especialistas para assistência total.
A Funerária Arce está sempre ao seu lado, respeitando o momento de luto e trazendo excelência aos serviços prestados.
Fale com um de nossos especialistas e confira os preços exclusivos da Funerária Arce!