Os cuidados paliativos são um conjunto de medidas que tem por objetivo diminuir o sofrimento de uma pessoa que está gravemente doente.
Geralmente são ações adotadas frente à um familiar ou ente querido quando sabemos que, apesar dos esforços de toda equipe médica, não há mais o que fazer para curar sua enfermidade.
O objetivo é humanizar as últimas fases de pessoas que estão sofrendo de doenças incuráveis por longos períodos, para que possam ter conforto pelo tempo que lhes restar de vida.
Este conjunto de técnicas utilizadas controla os sintomas da doença, permitindo que os últimos dias de vida dessa pessoa tenham qualidade e dignidade, e ela possa aproveitá-los ao lado de sua família e amigos.
Quando começar o tratamento?
O ideal é que os cuidados paliativos comecem o mais cedo possível. Contudo, essa decisão deve ser tomada em conjunto com o corpo médico que está atendendo esse paciente, para que se tenha a certeza de que é o momento certo para iniciar este tratamento.
Conforme o quadro do doente se agrava, mesmo com o uso dos cuidados paliativos, um caminho a seguir é iniciar o tratamento em outros aspectos, como o psicológico, o social e o espiritual.
Onde os cuidados paliativos são ministrados?
Em geral, os cuidados paliativos são ministrados em alas dos hospitais especialmente preparadas para atender esses pacientes.
Porém, para aqueles que estão muito debilitados e não podem ir até o hospital, a equipe médica realiza esses atendimentos em ambiente domiciliar. Assim o paciente não sofre ainda mais desgaste com o deslocamento.
Os profissionais que prestam os cuidados paliativos estão prontos, também, para realizar atendimentos de urgência e emergência caso seja necessário, inclusive realizando internações.
Quem aplica os cuidados paliativos?
Embora esteja bastante associado a pacientes com câncer terminal, os cuidados paliativos não são aplicados apenas por oncologistas. Há uma equipe com diversos profissionais prontos a agir.
Além de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e farmacêuticos garantem toda a assistência ao doente e à sua família para que enfrentem o momento da passagem da forma menos dolorosa possível.
Se você deseja proporcionar conforto aos últimos momentos de seu familiar, aproveitando cada minuto ao lado de seu ente querido, deixe que nós, da Funerária Arce, preparemos tudo e sem burocracia.