Quando uma pessoa que amamos falece a única coisa em que conseguimos pensar é na saudade que ela vai deixar e no enterro que faremos em sua despedida. Porém, muitas vezes nos esquecemos que entre o falecimento e o enterro acontecem muitas coisas. Você sabe quais são? Então descubra agora o que acontece antes de um enterro!
O que acontece antes de um enterro?
Após o falecimento, o corpo do ente querido é levado para o IML para que possa ser emitido a certidão de óbito. Após entregue a solicitação, o corpo do falecido é levado para a funerária para que se iniciem os preparativos do velório.
Conservação do corpo
Após chegar à funerária, inicialmente, o corpo é higienizado com desinfetante, para eliminar bactérias e resíduos que possam contaminar os presentes durante o velório. Depois desta etapa são aplicadas técnicas de conservação para retardar a decomposição.
Quando o velório for ser realizado em locais muito distantes ou por muito tempo é necessário realizar o embalsamamento, técnica onde os órgãos e vísceras são retirados e substituídos por uma combinação de serragem e formol. Há também a aplicação de injeções de substâncias nas massas musculares.
Antes do velório é realizada também a tanatopraxia, uma técnica de conservação que ajuda a preservar o corpo, sem a necessidade da remoção de órgãos e vísceras.
Veja também: Entenda a importância da Tanatopraxia para a despedida!
Maquiagem funerária
Além destas técnicas de conservação, os profissionais das funerárias cuidam da aparência do corpo, para que o impacto visual aos parentes e amigos seja minimizado, devolvendo ao falecido a aparência que tinha enquanto estava vivo.
Para isso, são aplicadas massagens para soltar os músculos das pernas, braços e pescoço. Os pelos do rosto e pescoço são retirados e são colocados cones de plástico sob as pálpebras, para que estas não fiquem ressecadas e afundadas.
Já os olhos são colados com gel adesivo, para que não abram durante o velório. Os lábios são suturados às gengivas, também para impedir que a boca abra.
Depois desses procedimentos, o corpo é lavado, os cabelos penteados e, se necessário, cortados. Em seguida, o falecido é vestido com as roupas escolhidas por seus familiares e é feita uma maquiagem no rosto, pescoço e mãos, dando-lhe uma aparência serena.
Ritos religiosos
Depois da preparação do corpo, é preciso se atentar também aos ritos religiosos dos parentes, o que pode influenciar na data em que o enterro deve ser realizado.
No caso do Cristianismo, por exemplo, o enterro é feito até três dias depois do falecimento. Para o Judaísmo, o corpo é enterrado no dia seguinte à morte, enquanto que no Hinduísmo o corpo é cremado, a família toma um longo banho e permanece reclusa.
Como é o enterro?
O enterro é o momento em que o corpo do falecido é sepultado na cova escolhida pela família. Ocorre depois do término do velório, e é feito com um cortejo, onde parentes e amigos acompanham o caixão até seu repouso final.
Importância
Embora difícil, o enterro é um processo necessário para que as pessoas que perderam alguém consigam concluir o processo do luto e entendam que aquele parente ou amigo não retornará ao seu convívio.
A Funerária Arce preza muito pela última despedida às pessoas queridas. Por isso, garantimos uma despedida digna e honrosa para todos aqueles que partiram oferecendo nossa ajuda desde o momento em que é obtida a certidão de óbito.
Quer garantir um atendimento digno, que permita à família ter seu luto respeitado? Então fale com um de nossos representantes e veja como podemos te ajudar!