Em tempos de pandemia de coronavírus, doenças respiratórias se tornaram cada vez mais comuns, com isso, técnicas como a Fisioterapia Respiratória podem ser consideradas como verdadeiras aliadas dos sobreviventes da doença.
A Fisioterapia Respiratória um conjunto de técnicas aplicadas com o objetivo de recuperar diferentes problemas que acometem o sistema respiratório, como restauração dos movimentos do trato respiratório e melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente os idosos.
Se você deseja saber mais sobre esse tratamento, confira o artigo feito pela equipe da Funerária Arce:
Veja também: Falta de Ar | Conheça remédios caseiros para aliviar os sintomas
Técnicas aplicadas na fisioterapia respiratória
São exercícios que têm o objetivo de reabilitar os músculos e partes do sistema respiratório. Vamos conhecer quais são:
– Respirar pelo diafragma: é feito para fortalecer a expansão da base do pulmão. Para ser realizado, o paciente precisa estar sentado, inclinando-se levemente a 45 graus para trás, apoiando bem as costas e a cabeça, os joelhos flexionados e o abdômen relaxado – deixando uma das mãos apoias nele para sentir os movimentos respiratórios do exercício.
Respire devagar e profundamente, expandindo todos os músculos abdominais e ao expirar o ar lentamente.
– Soprar: deve-se respirar profundamente, expirando todo o ar pela boca com os lábios pouco abertos. Não se deve repetir esse exercício muitas vezes, pois o excesso de oxigênio no corpo pode causar tontura, náuseas e etc.
– Estímulo por espirometria: com a ajuda do aparelho chamado espirômetro (que avalia a quantidade de ar inalado), deve-se colocá-lo nos lábios do paciente e pedir que ele inspire profundamente, para verificar a capacidade de manter a oxigenação e capacidade dos pulmões de manter o ar.
– Fortalecendo a expansão do tórax: com o paciente sentado ou em pé, colocando as palmas das mãos no tórax. Ao respirar, deve-se pressionar ligeiramente as costelas, forçando o treinamento dos músculos inspiratórios.
Quando expirar o ar deve-se acompanhar o movimento dos músculos, expulsando a maior quantidade de ar possível.
– Expulsando as secreções contidas no pulmão: em pacientes acamados (principalmente idosos e pessoas com problemas respiratórios), pode-se acumular secreções pulmonares, que causam outros problemas e infecções.
Deve-se aplicar pequenas batidas no peito e nas costas com as mãos dobradas em concha do paciente, para expulsar a secreção contida no pulmão pela boca.
– Tossir: deve-se pedir ao paciente que comece a tossir para que a possível secreção que estiver dentro do pulmão saia, resultando na expectoração, alternando entre respirar profundamente, soprar, tossir e descansar.
– Posição: as secreções tendem a sair melhor quando o paciente permanece sentado, inclinando-se para frente e colocando a cabeça abaixo do resto do corpo.
Esses exercícios de fisioterapia respiratória devem ser instruídos e acompanhados por especialistas na área (os fisioterapeutas, por exemplo). Eles evitam que os músculos atrofiem ou que secreções sejam acumuladas nos pulmões.
Ela pode ser feita em crianças, adultos e idosos, efetuando o tratamento correto para cada faixa etária.
Também pode te interessar: Coronavírus | O que fazer em caso de suspeita da doença
Com a Funerária Arce, você ganha mais tranquilidade durante um momento tão difícil como o da despedida de um ente querido. Entre em contato com nossa equipe e consulte nossos serviços e planos funerários.