Incontinência urinária em idosos | Conheça suas causas e tratamentos

Com o passar do tempo, nossa saúde vai ficando debilitada e um dos problemas mais comuns é a incontinência urinária em idosos.

A equipe do Funerária Arce preparou um artigo especial sobre o tema, que irá abordar as principais causas, tratamentos e formas de lidar com idosos que estejam passando por esse problema.

Veja também: Saiba como a rinite aparece e os tratamentos para se livrar dela

As causas da incontinência urinária em idosos

idosa segurando uma fralda geriátrica - incontinência urinária em idosos

Podemos definir de várias maneiras e interpretar de diferentes avaliações o que leva alguém a ter incontinência urinária. Entretanto, para que possamos comparar resultados de diversos trabalhos científicos e realizar estudos populacionais confiáveis, é necessário uniformizar conceitos e definições.

A Sociedade Internacional de Incontinência define que essa condição é atribuída a perda involuntária de urina. Este problema será frequentemente retratado pela urgência que o indivíduo precisará de ajuda higiênica.

A incontinência urinária é muitas vezes erroneamente interpretada como parte natural do envelhecimento. Alterações que comprometem o convívio social como vergonha, depressão e até mesmo o afastamento, podem agravar duramente esse quadro clinico.

A importância da idade para a incontinência urinária

O trato urinário apresenta dificuldades para realizar regularmente as suas atividades conforme chega o avanço da idade em algumas pessoas. Mesmo que você idoso não tenha doenças mais graves, pode sim desencadear esse problema.

Esse problema é comum tanto para homens e mulheres mais velhas. Uma das alterações mais notadas no hábito urinário é a noctúria, que é incessante vontade de urinar durante a noite. Se levantar uma vez ou outra para ir ao banheiro, não haverá o problema. O resultado negativo é quando passa disso.

Tratamento urinário para infecção nos idosos

Em geral, o tratamento mais comum pode ser feito de duas maneiras. A primeira é mais conservadora e condiz na mudança de alimentação, cuidado em lugares frios e estimulo para que o idoso não adote o sedentarismo.

Porém, se os resultados não surgirem e com o passar do tempo e a incontinência urinária for aumentando, o recomendado é que se faça o controle com medicamentos, até que o organismo volte a funcionar de maneira regular.

Medição e avaliação do urologista

Não existe uma causa apenas que pode levar a um idoso ter uma incontinência urinária. Veja o que frequentemente aponta a incontinência urinária:

  • Constipação intestinal
  • Medicamentos
  • Infecção
  • Vaginite atrófica
  • Distúrbios psicológicos
  • Dificuldade de locomoção
  • Ingestão de líquidos em excesso

No último caso, pode ser mais fácil de solucionar o problema. O excesso de água pode sim ser prejudicial a saúde, causando até enjoos.

Por isso que se você tem reparado que o seu xixi tem se apresentado com uma cor muito branca, mais do que uma vez por dia, a sua incontinência urinária será resolvida quando diminuir o consumo de água. O recomendado é de até 2 litros por dia.

Distúrbios psicológicos por conta da idade

A depressão e a ansiedade podem levar à disfunção miccional e à incontinência urinária. Também pode ser notado que o delírio e a demência serão vitais para esses fatores.

O delírio pode ser causado pelos efeitos colaterais de outros remédios (pessoas idosas costumam ingerir mais de um medicamento) ou injúrias agudas ao organismo. Muitas doenças podem se apresentar de maneira atípica nos idosos.

Cuide da sua saúde desde a juventude. Assim, fica livre de problemas urinários que tendem a ser uma baita dor de cabeça!

Também pode te interessar: Descubra quais alimentos ajudam a aumentar a imunidade

A Funerária Arce tem uma equipe de especialistas que estão disponíveis 24 horas por dia para lhe ajudar em momentos delicados como a despedida de um ente querido, incluindo a parte burocrática. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Publicado em por .

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR WHATSAPP