O olfato é um sentido do corpo humano que nem todas as pessoas dão a devida importância, mas que é fundamental para a boa qualidade de vida.
Afinal, é muito bom ter a possibilidade de sentir o cheiro de uma boa refeição, de flores e até respirar bem.
O Funerária Arce separou algumas curiosidades interessantes sobre o olfato, que irão lhe mostrar que um aroma pode ser mais poderoso do que você imagina.
Veja também: Entenda os sintomas do coronavírus e saiba mais sobre o grupo de risco
A importância do olfato
1 – Duas pessoas não têm o mesmo cheiro
Cada pessoa tem o seu próprio aroma, que é perceptível quando não se está usando perfume ou algum desodorante muito forte.
Um dos lugares do corpo onde esse cheiro especial e é sentido com mais facilidade é o pescoço. No frio, quando as pessoas dormem cobertas, também se torna mais fácil sentir esse cheiro.
Esse aroma único de cada pessoa é decorrente da produção hormonal particular e de outras substâncias. Inclusive, é por isso que indivíduos com distúrbios hormonais tendem a mudar o seu próprio cheiro, especialmente os adolescentes.
2 – A memória olfativa é uma realidade
Muitas vezes, a arte apela para a memória olfativa, colocando um personagem para se lembrar de algo ou de alguém muito importante a partir do contato com algum cheiro.
Porém, não se trata somente de um recurso emocional: a memória pode mesmo ser ativada por um aroma.
Por exemplo: há muitas pessoas que, ao sentir determinado cheiro, lembram-se da casa da infância porque esta era limpa com um produto de limpeza com cheiro semelhante.
Também há casos de indivíduos que deixam de usar um perfume específico porque um ex-namorado ou namorada usava, e isso traz recordações.
3 – A relação entre os bebês e a mãe se baseia, dentre outras coisas, no cheiro
Depois que o bebê chega ao mundo, a primeira forma como ele se conecta com a mãe é pelo cheiro e isso acontece logo nos primeiros sete dias de vida.
É por isso que, mesmo com os olhos fechados ou sem enxergar direito, eles se acalmam quando estão perto da mãe, pois reconhecem o seu cheiro específico.
Também pode te interessar: Entenda o que é Transtorno Obsessivo Compulsivo e saiba como tratá-lo
4 – O que nos faz gostar de uma comida é o olfato
Apesar das papilas gustativas serem muito importantes para as pessoas sentirem e apreciarem o sabor de qualquer coisa, o olfato também tem um grande papel nesse processo.
É por causa disso que aqueles que ficam gripados e com o nariz entupido têm dificuldade em sentir sabores e até perdem a fome enquanto estão doentes.
5 – Os cosméticos ficam com um cheiro especial em cada pessoa
Muita gente já passou pela situação de usar um perfume de alguém e achar que o odor não ficou igual: isso é normal e se deve às glândulas que cada um tem em seu corpo.
É por causa disso que o mesmo perfume pode ficar com um aroma mais adocicado em um indivíduo e ganhar um tom mais amadeirado quando aplicado em outra pessoa.
Para ter certeza de como o perfume ou creme ficará em cada pessoa, é sempre indicado experimentar um pouco na parte interna do pulso.
Gostou das curiosidades em nosso artigo? Deixe sua opinião nos comentários!
O Funerária Arce tem uma equipe de especialistas prontos para te auxiliarem em momentos difíceis como a partida de um ente querido. Entre em contato conosco e consulte nossos serviços, que vão desde a parte burocrática até o sepultamento.