Como o nome sugere, a infecção hospitalar abrange qualquer tipo de infecção diretamente contraída em instalações ou procedimentos hospitalares (como a cirurgia).
Hoje, a equipe da Funerária Arce preparou um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema.
O que é Infecção Hospitalar?
A infecção hospitalar, também chamada de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), é uma das maiores causas de morte nos serviços de Saúde no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Este tipo de infecção é adquirido e manifestado durante a internação, após a alta de um paciente ou durante algum procedimento realizado no hospital.
O hospital é um local que reúne muitas pessoas doentes, em tratamento com antibióticos, que resulta na alta e rápida proliferação de bactérias. Por isso, o Ministério de Saúde e a ANVISA determinam que todo o ambiente destinado a cuidados médicos necessitam adotar todas as medidas de prevenção.
A infecção pode ocorrer quando há uma quebra de barreira de prevenção, como a não adesão à higiene das mãos e ao pacote de medidas de prevenção de IRAS associado à manutenção de dispositivos invasivos.
Outros fatores que contribuem estão relacionadas à saúde do paciente, como o desequilíbrio da flora bacteriana da pele e do organismo, queda e/ou baixa imunidade e a realização de procedimentos invasivos.
Conheça os sintomas e os riscos oferecidos pela anemia
A descoberta da Infecção Hospitalar
Mais de duas décadas atrás, a infecção hospitalar era um fantasma, circulando as enfermarias e corredores dos hospitais, perturbando apenas médicos e enfermeiras.
O sofrimento do ex-presidente brasileiro Tancredo Neves trouxe esse fantasma para o cotidiano de todos os brasileiros.
Termos como septicemia, diverticulite e infecções generalizadas tornaram-se populares. Desde então, as infecções hospitalares permaneceram inalteradas, mas tornaram-se mais conhecidas e continuam sendo um dos flagelos mundiais em saúde.
Em todo o mundo, a prevenção de infecções hospitalares depende mais do hospital e de sua equipe, do que do paciente.
Diversas medidas para prevenir a proliferação das infeções podem ser adotadas, incluindo atendimento hospitalar qualificado, monitoramento de saúde e outras medidas tomadas em cidades e estados, além hábitos antigos e simples de lavar as mãos e manter uma boa higiene pessoal, porque muitas pessoas não fazem isso em hospitais.
A equipe da Funerária Arce se preocupa com o bem-estar de nossos clientes e nossos profissionais estão prontos para lhe ajudar nos momentos difíceis como a partida de um ente querido, de maneira respeitosa e digna.
Consulte nossos serviços e conte conosco.