A anemia pode afetar o corpo humano em diferentes níveis de intensidade e merece atenção por ser uma doença silenciosa.
Em meio à nossa rotina cada vez mais agitada, acabamos não dando importância à coisas essenciais para uma vida saudável, tais como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios, que somado ao stress, podem acarretar em consequências graves.
Hoje, a equipe da Funerária Arce preparou um artigo completo sobre a anemia, uma doença sanguínea que pode ser contraída por diversos motivos e que oferece diversos riscos para nosso corpo.
O que é Anemia?
A anemia é uma enfermidade em que o conteúdo de hemoglobina no sangue está em um nível abaixo do normal. A hemoglobina é carregada pelas hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue e faz o transporte de oxigênio. Sendo assim, a redução delas no sangue causa a diminuição da capacidade de transporte de oxigênio.
Leia também: Remédio caseiro para a gripe
Causas
A anemia pode ser causada por diferentes fatores, porém, a mais comum, é a causada por deficiência de ferro no sangue. O ferro é essencial para o corpo e age principalmente durante a síntese das células vermelhas do sangue e na oxigenação de todas as células do corpo.
Tipos de anemia
A anemia pode ser classificada de diferentes formas. Uma delas é de acordo com o tamanho das hemácias, que é dividida em 3 categorias:
Normocítica
Na anemia normocítica, as hemácias não mostram alterações em relação ao tamanho, mas ocorre uma perda repentina de sangue. Esse é o caso das hemorragias.
Macrocítica
Nesse tipo, os glóbulos vermelhos mostram alterações, com um tamanho maior que o normal. Um bom exemplo é o megaloblástico.
Microcítica
Nela, os glóbulos vermelhos apresentam dimensões abaixo do que é normal.
Sintomas da Anemia
Os sintomas da anemia não são específicos e, para o diagnóstico, é preciso a realização de exames de sangue laboratoriais. Porém, existem alguns sintomas físicos que podem ser relacionados, como:
- Sensação de cansaço generalizado (fadiga);
- Falta de apetite;
- Palidez;
- Indisposição;
- Formigamento nas mãos e pés;
- Olhos amarelados;
- Tontura;
- Dor de cabeça e no peito;
- Dificuldade em respirar;
- Dificuldade de aprendizagem.
- Extremidades do corpo frias (mãos e pés);
- Apatia;
Fatores de risco
No caso de adquirir algum tipo de anemia, há situações que proporcionam um maior risco, como:
Dieta com baixos níveis de ferro, vitamina B12 e ácido fólico em crianças na fase de crescimento ou mulheres grávidas.;
Problemas intestinais prejudicam a absorção de nutrientes pelo intestino delgado – como doença de Crohn e doença celíaca;
Mulheres que ainda menstruam correm mais riscos, por causa da perda de glóbulos vermelhos;
Pessoas com condições crônicas, como câncer e insuficiência renal, correm mais risco devido a baixa quantidade de glóbulos vermelhos;
Pessoas que fizeram uma cirurgia bariátrica apresentam menor capacidade de absorção da vitamina B12 e do ferro.
Confira: Dieta saudável para o verão
Diagnóstico
Para fazer o diagnóstico, é preciso fazer exames com indicadores laboratoriais. Um nível mais baixo de hemoglobina é um dos principais indicadores para diagnóstico tendo como parâmetros os números abaixo:
- Mulheres com hemoglobina de índice menor que 12g/dl;
- Homens com hemoglobina de índice menor que 13g/d;
- Crianças de 6 a 60 meses com hemoglobina de índice menor que 11,0 g/dl;
- Grávidas com hemoglobina de índice abaixo de 11,0 g/dl;
Durante a consulta, deve ser realizado um exame físico para avaliar os sintomas. O médico irá pedir por um hemograma completo para detectar a taxa de hemoglobina e exames laboratoriais para analisar possíveis deficiências de vitaminas.
Funerária Arce
Além de dar dicas sobre bem-estar e saúde, a equipe da Funerária Arce também está pronta para lhe ajudar nos momentos mais difíceis, como a despedida de um ente querido, sempre com muito respeito e dignidade.
Consulte nossos serviços e conte conosco.