Por mais que, na maioria das vezes, os filmes lidem com a morte de maneira fantasiosa e irreal, eles podem servir como uma válvula de escape e nos ajudam a passar pelo período de luto.
Hoje, nós do Funerária Arce, preparamos alguns filmes especiais que podem ajudar nossos leitores em momentos difíceis como o da despedida de um ente querido. Confira:
A ficção e o luto
Up! Altas Aventuras
Essa pode ser apenas uma animação infantil para entreter as crianças, mas assim como muitos filmes animados da Disney/PIXAR, Up! Altas Aventuras também carrega uma mensagem poderosa, que se comunica muito bem com o público adulto.
Depois de perder sua esposa, Ellie, Carl Fredricksen se torna uma pessoa amarga e reclusa, mas uma viagem inesperada lhe faz perceber que Ellie sempre quis que ele fosse feliz, com ou sem ela.
Veja também: Saiba tudo sobre a infecção hospitalar e seus riscos
P.S. Eu te Amo
Holly vivia uma vida extremamente feliz ao lado de seu marido, Garry. Infelizmente, a felicidade é interrompida quando Garry adoece e falece.
Antes de morrer, Garry escreveu uma série de cartas para sua esposa, que são entregues à ela em locais e situações inusitadas. Embora algumas pessoas fiquem preocupadas que as cartas estão mantendo Holly ao passado, na verdade, elas são parte de um plano feito por Garry para ajudá-la a seguir em frente.
Viva: A Vida é uma Festa
Sim, temos mais uma animação aqui, entretanto, Viva: A Vida é uma Festa aborda a morte diretamente, já que tenta retratar o folclore e as crenças mexicanas do pós-vida.
Apesar de seu visual colorido e festivo, a trama conta com momentos altamente emocionantes, que nos fazem refletir sobre as lembranças de nossos entes queridos. Além disso, filmes assim também são ótimos para falar com as crianças sobre a morte de um jeito mais lúdico.
Também pode te interessar: Como lidar com o diagnóstico de doenças terminais
Ponte para Terabítia
Apesar de ser mais um filme destinado às crianças, Ponte para Terabítia também conta com uma linda mensagem de amizade que é subitamente interrompida.
O filme aborda sentimentos como culpa e se comunica muito bem com pessoas que se sentem, de alguma forma, culpadas pela partida de um ente querido.
A Cabana
Apesar de seguir por um viés mais religioso, A Cabana ilustra muito bem os casos em que não se compreende o motivo da partida de um ente querido e sentimentos como revolta e impotência passam a surgir.
Depois que sua filha é assassinada por um sequestrador, Mack acaba deixando o ódio tomar conta dele e se volta contra Deus, culpando-o por ter deixado que aquilo acontecesse.
De alguma forma, Deus acaba se materializando para Mack e ele consegue superar o que sentia, inclusive, resolvendo outros traumas de seu passado.
Gostou das nossas dicas? Esperamos que esses filmes possam te ajudar a passar pelo difícil período de luto.
A equipe de especialistas da Funerária Arce está à disposição para lhe ajudar. Consulte nossos serviços e conte conosco para cuidar de toda a parte burocrática e cerimonial, de maneira transparente, respeitosa e digna.